Se você já leu o livro de atos, com certeza passou por essa personagem: Dorcas. ela aparece no capítulo 9, o interessante é que ela mesma não fala nada nessa passagem, você não lê Dorcas abrindo a boca em momento nenhum, mas suas atitudes, ah, essas ecoavam em bom som! (Suas atitudes por vezes falam mais que suas palavras)

A bíblia relata que Dorcas morava em Jope, cidade marítima, o que também aprendemos sobre ela é que ela estava cheia, sim, é essa mesma a palavra, cheia de boas obras, até então eu não me recordo de nenhuma pessoa na bíblia aparecer nesses termos, cheio de boas obras! Você vê o centurião Cornélio com muitas esmolas, Barnabé que aparece como "um homem de bem", Estevão cheio de fé e de poder, agora, boas obras? Pois ela estava cheia de boas obras e esmolas que fazia!

Mas o que eu quero retratar aqui, não é tanto as boas obras, que claro, acompanham a fé que professamos, não que as obras nos salvem, mas elas evidenciam nossa salvação. O que eu gostaria de retratar, é que essa discípula de Cristo, tão frutífera, adoeceu! Sim, Dorcas ficou enferma e acabou morrendo por conta dessa mesma doença que a cometeu e isso faz sentido acontecer na vida de uma pessoa assim?

Pois é, temos a péssima tendência de achar que se formos fiéis ao Senhor, nenhum mal baterá em nossas portas, que se formos obedientes, aproveitaremos paz e um descanso sereno e seremos livres de adversidades, mas sinto muito te dizer, se você pensa assim, está enganado! E muito enganado!

Ser fiel ao Senhor, não fez Dorcas ficar livre da doença, obedecer a Jesus não fez os discípulos ficarem livres das tempestades no barco, a lealdade a Deus não livrou Paulo das chibatadas, prisões e sofrimentos, ter tanta fé em Deus não livrou Davi de tantos desertos e da fúria enlouquecida de Saul, assim como Daniel não foi poupado de enfrentar a cova dos leões mesmo sem ter feito nada de errado. Mas o grande segredo é que esses homens e mulheres de Deus, não enfrentaram isso sozinhos! Olhe para a fornalha que Nabucodonosor mandou lançar os 3 homens que não se prostraram perante a estátua de ouro que ele mandou fazer e opa! Tem mais um homem lá dentro passeando com eles no fogo! (Eu queria muito ter visto o semblante do rei nessa hora)

Não ficaremos livres das aflições, a vida não é só cura, benção e prosperidade como muitas igrejas que se desviaram da verdade pregam! Ás vezes teremos mais lágrimas que sorrisos e incontáveis frustrações e provas cada vez mais crescentes da nossa fé, mas quando isso acontecer com você, lembre:se: Você não está sozinho.

E como essa mensagem termina? Dorcas era tão amada pelos irmãos que mandaram chamar Pedro que estava numa cidade próxima, Pedro foi, orou, e Deus concedeu vida novamente a ela e muitos através desse milagre, creram no Senhor. Ás vezes o que você pensa ser o fim, é só o começo, pode parecer clichê, mas olhe para aquela tumba e você verá que ela está vazia, olhe para José numa masmorra e no outro dia como governador, olhe para sua vida agora e pense: Essa vida é só um suspiro, logo, logo estaremos em glória contemplando para sempre o nosso Rei Jesus.

Com carinho,
Camila Leal





5 Comentários

  1. Cá, que texto lindo! Muito verdadeiro e fiel. Esse é o nosso Deus! Excelente!!! O centro é Cristo. Tudo aponta para Ele, para a Glória Dele, e o texto tão docemente nos mostra.
    Um super abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Como é dito no SL 34,19: "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra." Em nenhum momento é dito que estaremos livres das tribulações e sim que devemos buscar a Deus para acalmar nossos corações e nos livrar de todo mal.
    Belíssimo texto que nos traz a msg que devemos aumentar nossa fé e crer na salvação!

    ResponderExcluir
  3. Como é dito no SL 34,19: "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra." Em nenhum momento é dito que estaremos livres das tribulações e sim que devemos buscar a Deus para acalmar nossos corações e nos livrar de todo mal.
    Belíssimo texto que nos traz a msg que devemos aumentar nossa fé e crer na salvação!

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito lindo de Deus mesmo Camila.

    ResponderExcluir